top of page
Buscar

Estadão: IndieLisboa, festival traz filmes de brasileiros que registram o incômodo de ser imigrante

Nove títulos nacionais estão na seleção de um dos maiores eventos de cinema de Portugal



Por Bárbara Bergamaschi para o Estado de São Paulo

27/04/2023 | 10h33Atualização: 27/04/2023 | 12h42

Começa nesta quinta, 27, hoje o IndieLisboa, um dos maiores festivais de cinema português, que chega à sua 20ª edição com nove títulos brasileiros na seleção. O número de brasileiros têm se intensificado nos últimos cinco anos, com nomes como Gustavo Vinagre, Juliana Antunes, André Novais Oliveira e Adirley Queirós conquistando prêmios.


O Indie também tem incentivado as produções do Brasil por meio do Fundo de Apoio ao Cinema. No ano de 2020, Gabriela Giffoni, Felipe Bragança e Leonardo Mouramateus foram contemplados. “Nós temos orgulho de incentivar jovens talentos brasileiros”, declara Miguel Valverde, 52, diretor artístico do festival.

O efeito deste apoio se reflete na programação de 2023 que testemunha a constituição de um grupo de brasileiros vivendo em terras lusitanas. “Está a surgir uma espécie de gênero híbrido que tem a ver com a vivência da cidade de Lisboa”, destaca Valverde. “São filmes que refletem essa dupla origem entre Brasil e Portugal, de uma comunidade cada vez mais crescente!”, completa.




3 visualizações0 comentário
bottom of page